Ilha do Faial, Feteira



The Plantation Faial

Em Conversão (1.º ano)


Produtor Horticola Produtor Fruticula


Contactos
Telefone: +351 924 070 077
E-mail: nordkinn@gmx.ch
URL: www.facebook.com/theplantationfaial
“The Plantation Faial” é um projeto de conversão de uma quinta de bananeiras tradicional numa quinta de frutas biológicas, associada a uma unidade turística.

A nossa família adquiriu a propriedade no outono de 2018 e desde a primavera de 2019 dedicamo-nos a transformar esta monocultura de banana, de 0,6 ha, numa quinta de frutas subtropicais. No outono de 2020 as coisas começaram a ficar sérias com o início da certificação da agricultura biológica.

O nosso objetivo final é criar um sistema agroflorestal sintrópico que hospede uma grande variedade de frutas e plantas subtropicais. Passo a passo, vamos introduzir novas árvores como laranjeiras, tangerineiras, mangueiras, tamarindos, abacateiros, papaieiras, castanheiros e macadâmias, a par das nossas bananas. Sob estas árvores, queremos ter café, chá, uvas, pimentão, piri-piri, milho doce e outras plantas de estrato médio. Mais abaixo, o inhame e a batata doce serão algumas das raízes que crescerão sob as árvores. Para consumo próprio, temos também uma horta tradicional.

Nos Açores e em particular na parte baixa da freguesia da Feteira, na ilha do Faial, onde estamos situados, existe um microclima subtropical e estamos convictos que muitas das frutas exóticas existentes nos supermercados importadas, e consumidas pelos locais, podem na verdade ser produzidas aqui, com mais sabor.

Esperamos que um dia, “The Plantation Faial” seja, no Faial, um sinónimo de local onde se obtém a doce fruta produzida em modo de produção biológico. Sozinhos, não vamos conseguir mudar o mundo, mas esperamos ser uma pequena parte de mudança na direção certa para a sustentabilidade.

Além da produção de frutos locais, vamos transformar a nossa casa num alojamento turístico de qualidade. Queremos trazer a natureza e o potencial da agricultura açoriana para perto de quem se desloca de várias partes do mundo ao nosso pequeno paraíso. Por isso, projectamos a nossa plantação como um parque de passagem, quase como um pequeno jardim botânico, onde os nossos hóspedes poderão relaxar na nossa natureza sustentável.

Esperamos encontrá-lo em breve na “The Plantation Faial”.

Bárbara, Izabella e Andreas


Directório dos Produtores