Ilha do Faial, Pedro Miguel



Encosta da Boavista

#AB1982UP


Produtor Horticola Produtor Fruticula Apicultor


Contactos
Telefone: 966 760 210
E-mail: encostadaboavista@gmail.com
URL: www.fb.com/harmonia.com.a.natureza
A Encosta da Boavista é sonho e uma filosofia de Vida.

Ocupa uma área de 2.65 ha.

Em altitude temos duas parcelas, uma com 0.08 ha que era pastagem e foi convertida em povoamento de criptoméria e uma segunda com 1.73 ha que integra a Área protegida para a gestão de habitats e espécies da Lomba Grande, dos quais 0.72 ha, que inicialmente eram pastagem, estão agora com floresta de criptoméria.

Junto a nossa casa temos 0.8 ha dos quais 0.42 são a encosta, ocupada por floresta. Os restantes 0.38 ha estão Certificados em Modo de Produção Biológico.

A parte cultivada inicialmente era uma pastagem. Plantámos sebes de camélias porque o vento sempre foi uma condicionante, melhorámos a fertilidade e a acidez do solo para cultivar hortícolas e frutícolas diversas como feijões, fava, couves, nabos, cenouras, pepinos, inhames, bananeiras, castanheiros, nespereiras, araçazeiros, anonas e diversos citrinos, entre outras. Aqui temos o nosso apiário, as galinhas, os patos e os perus, a nossa estufa, árvores e arbustos, edificámos o nosso lar e não paramos de sonhar.

É com muito orgulho que podemos dizer que a Encosta da Boavista é um sistema agroflorestal que, para além de mel e hortofrutícolas, produz oxigénio fixa água no solo e faz sequestro de carbono, contribui para a redução do aquecimento global e para a preservação da biodiversidade.

Cesar Silva e Patrícia Melo


Directório dos Produtores