Somos uma Associação de
Produtores e Consumidores
de Agricultura Biológica

no arquipélago dos Açores.
Constituída em novembro de 2017, a Trybio é uma associação regional sem fins lucrativos, sediada na Região Autónoma dos Açores, que visa a promoção do modo de produção biológico (MPB), vegetal e animal, e o incentivo ao consumo dos respetivos produtos.

Neste momento existem, associados à Trybio, 26 produtores em modo de produção biológico, distribuídos pelas ilhas Flores, Faial, Pico e São Jorge.

Para além do estatuto de Associação agrícola, detém também o de Organização Não Governamental para o Ambiente, desenvolvendo diversas ações em prol da sustentabilidade.

Com mais de uma centena de sócios, conta com produtores agrícolas certificados e não certificados, ambientalistas e consumidores que simplesmente querem consumir bio e ter acesso a mais produtos locais.

No decorrer da sua atividade, a Trybio tem procurado organizar e dinamizar o setor de modo a aumentar o número de produtores, operadores, produtos e área em modo de produção biológico (MPB) nos Açores, sem descurar o consumo.

Na área da produção, as suas atividades centram-se no acompanhamento dos produtores nos processos de produção e certificação e na organização de ações de formação. Na área do consumo, aposta na divulgação da produção local, com predomínio para ações de promoção e mostra de produtos e workshops de alimentação saudável.

É neste sentido que a Trybio, Associação de Agricultores e Consumidores de Agricultura Biológica, pretende ser a ponte entre a produção e o consumo alimentar.

A Trybio acredita que o modo de produção biológico é essencial para o desenvolvimento sustentável dos Açores, promovendo o equilíbrio social, económico e ambiental da Região, estimulando o mercado interno de produtos ecológicos de qualidade, reduzindo a dependência da Região em relação ao exterior e trazendo à agricultura açoriana mais riqueza e maior valor acrescentado, num contexto de ecologia e bem estar.

Para a prossecução dos seus objetivos, desde a sua fundação, a Trybio tem estabelecido diversas parcerias com vista à dinamização de ações de interesse comum, de onde se destacam Bioazorica, Governo Regional dos Açores, com particularidade para a Secretaria Regional de Agricultura e Florestas, Câmara Municipal da Horta, Parque Natural, Escolas, Estruturas Associativas, Ginásios, Unidade de Saúde, IPSS’s, entre outras.

Fotografias de Algumas Atividades







Seja produtor agrícola, ambientalista ou apenas consumidor que simplesmente quer consumir bio e ter acesso a mais produtos locais, junte-se a nós e seja sócio da Trybio.
Inscrição





Os nossos parceiros
A Bioazorica é uma cooperativa de agricultura biológica, fundada em Março de 2001, cujo principal objectivo é o incentivo da "produção e consumo de produtos biológicos, respeitando o Ambiente e promovendo, assim, a conservação da Natureza e a biodiversidade, através da utilização integrada, durável e racional dos recursos naturais". Tem sido parceira da Trybio desde o primeiro minuto do nosso projeto de existência. Atualmente esta parceria consubstancia-se na organização de ações de formação em Faial, Pico e São Jorge, na partilha de representações em grupos de trabalho e na emissão de posições e pareceres conjuntos.
A parceria com o Governo Regional dos Açores tem sido maioritariamente desenvolvida através da Secretaria Regional de Agricultura e Florestas. Atualmente traduz-se na participação em grupos de trabalho, na emissão de pareceres e em 2 protocolos de cooperação entre a SRAF e a Trybio com vista a: - financiar ações de dinamização do modo de produção biológico nas ilhas Faial, Pico e São Jorge - valorizar e divulgar agricultura em modo de produção biológica enquanto prática agrícola ambientalmente sustentável e à implementação de um campo de experimentação e de propagação de sementes e de material vegetativo, locais e tradicionais, no Serviço de Desenvolvimento Agrário do Faial, adiante designado Campo de Experimentação.
Referência internacional na área da agricultura biológica e nutrição, Avelino Ormonde combina a experiência de longos anos dedicados ao estudo e prática de agricultura, com a de comunicador nato e dinamizador de iniciativas individuais e coletivas. A sua exploração, Biofontinhas, localizada na Terceira, é o exemplo de uma agricultura sustentável de fusão, com certificação biológica, que combina tantos conceitos e técnicas aprendidos pelo mundo e experimentados na realidade Açoriana. Com as suas dedicação e disponibilidade ímpares, tem sido possível formar e acompanhar produtores biológicos e, em simultâneo, estimular os consumidores a optarem pelo bio e desenvolverem uma alimentação mais saudável. Juntos temos conseguido dinamizar a agricultura biológica nas ilhas Faial, Pico e São Jorge.
Desde Março de 2019 que integramos a rede de Parceiros para o Desenvolvimento Sustentável do Parque Natural. Enquanto Organização Não Governamental para o Ambiente, participamos ainda em diversas em iniciativas da Administração Regional em matéria de ambiente incluindo reuniões de conselhos consultivos e na emissão de propostas e pareceres.
A Câmara Municipal da Horta tem sido parceira ativa em diversas iniciativas da Trybio, com realce para a dinamização de ações de promoção e divulgação, venda de produtos e workshops no Mercado Municipal e Feira do Mundo Rural.
Na Trybio também pensamos que as crianças e jovens são veículos de mudança. Desenvolvemos diversas iniciativas com a comunidade educativa, procurando divulgar as vantagens da agricultura biológica e, em especial, de uma alimentação saudável. Uma das iniciativas que acarinhamos atualmente desenrola-se na EB1/JI de Pedro Miguel, onde, para além de outras ações pontuais, apoiamos no contexto do programa Eco escola uma horta biológica com a participação de crianças, pais e educadores. Tem sido um projeto muito gratificante!
OUTRAS PARCERIAS: Associação de Agricultores da Ilha do Faial, Associação de Agricultores da Ilha do Pico, Associação de Turismo Sustentável do Faial, César Medeiros - Cáritas Terceira, Escola Profissional da Horta, Escola Secundária Manuel de Arriaga, Go Gym, Junta de Freguesia da Praia do Norte, Junta de Freguesia da Conceição, Os Montanheiros e Unidade de Saúde da Ilha do Faial.